sábado, 7 de julho de 2012

Gueixa Ocidental



Gostaria de apresentar a vocês meu mundo flutuante: O Karyukai, o mundo da flor e do salgueiro. Pra mim ele é o real, pra vocês é ilusão, ilustração da fantasia, e eu ilustro esse mundo. Eu não sou jorõ, que se vende por sexo, eu uso ele pra proteger minha cultura.

Eu gostaria de saber das mulheres ocidentais, qual o seu universo particular, quais os seus sonhos...você consegue se imaginar sob a sombra  do mundo do salgueiro, ilustrando o mundo flutuante, as experiências oníricas... consegue apreciar a beleza de pequenos detalhes?


Uma gueixa não pode amar, não tenho esse direito, eu fui criada para cantar, dançar e entreter os homens com minhas conversas sobre literatura, artes e dança. A paixão é um risco que eu não posso correr, meus interesses são maiores, e nesse século nós já podemos escolher a quem, onde e quando servir.

Não fique achando que eu sou submissa, não tenho culpa de ter aprendido o que os homens gostam, e eu tiro proveito disso..seria bom que todas as mulheres aprendessem, mesmo as que se dizem independentes, empresárias ou mulheres já resolvidas. 

Se os homens políticos lêem Sun Tzu, as mulheres deveriam aprender conosco a arte de seduzir, que na verdade é o oposto de submissão: é comandar com os olhos e com a delicadeza...também somos peritas na arte de conversar e no poder de convencimento, se precisarmos fazer isso para preservar nosso O Karyukai ou nossa cultura, fazemos.

Sou pior do que a mulheres modernas, que se acham poderosas por que conquistaram o mercado? Desculpem-me, mas eu ao menos eu sei em quais pontos da minha vida, estou sendo guiada por valores masculinos, você sabe?

Enquanto você compartilha do declínio da sociedade de consumo, eu preservo as artes, mesmo que pra isso, eu tenha que dormir com algum poderoso...eu sobrevivo até hoje em função disso, muitas mulheres ancestrais nossas, dependeram disso para viver em um mundo que não havia espaço para as mulheres, por isso, somos mestres camufladas.

E vocês mulheres, que ganham dinheiro "com ou como" homens poderosos, preservam a que, com suas rendas?

Vocês consideram o sexo sagrado, acham que pra mim ele não o é por que tive que fazer dele as vezes, parte de minha estratégia? Ele é sagrado, e foi a estratégia que manteve a nós e a nossa cultura, preservada...fazemos isso pelo Japão, o que você faz pela cultura do seu país? A desculpe, das vezes que "cometeu deslizes", foi apenas por mero egoísmo e necessidades de prazer...

Eu fui criada para servir desde os 9 anos de idade, e tenho a obrigação de transformar o trivial em arte: Minhas mãos foram treinadas para tornar até o ato de servir um chá, um ato de beleza e gentileza. Quando você se der por conta já está em minhas mãos...

Perdi a virgindade no mizu-age, foi a primeira vez que usei meus guetás, foi difícil mas consegui me equilibrar sobre eles apesar de sua altura e a dor que ele causava em meus pés. Recebi várias ofertas, e no final, o valor mais alto da história das gueixas...era um senhor de 50 e poucos anos, e eu só tinha 15.

Mas eu não ganho dinheiro com sexo e nem é essa minha principal missão, pois repetindo: Eu não sou jorõ, sou uma Gueixa autêntica registrada no Kenban, eu só uso três kanzashis no cabelo justamente para não ser confundida.

Eu estou buscando um danna, que ofereça um bom valor para minha okaasan, isso vai ajudá-la a manter o okiya e treinar mais maikos que futuramente se tornem guardiãs das artes como eu sou.

Acabei de celebrar o meu erikae, já sou uma geiko-san, por isso tenho a voz de experiência. Além das aulas formais que sempre assisti, eu desenvolvi o minarai, que é o ato de aprender vendo...Você ocidental, consegue aprender vendo?

Você quer ser meu danna? Permita-me conversar pessoalmente...te mostro em apenas um olhar, que você precisa de mim. Eu sei como te acalmar...vem...

Breve dicionário das gueixas:


Karyukai- Universo das Gueixas
Jorõ- prostituta tradicional do Japão
Sun Tzu- (dãã) Escritor de "Arte de Guerra"
Mizu-age- Ritual de conversão de Maiko à Gueixa, onde sua virgindade é leiloada
Guetá-Tamanco japonês
Kenban-Órgão oficial de registro das gueixas
Kanzashis- Pente de adorno de cabelo
Danna- Amante protetor, financiador
Okaasan- Mulher protetora das gueixas e maikos
Maiko- Aprendiz de gueixa
Okiya- Lar das gueixas
Erikae- Cerimônia para se tornar uma gueixa experiente
Geiko-san - A gueixa experiente
Minarai- Ato de aprender olhando

Nenhum comentário:

Postar um comentário